top of page
  • Foto do escritorDenise Custodio terapeuta

Trilhando novos rumos, dos treinamentos corporativos às terapias naturais



Alecrim | Feito a mão | Terapias naturais |Meditação | Florais | Reiki
Tinha diante de mim uma tela para pintar o que quisesse, das cores que quisesse e escolhi flores.

Na infância, minha mãe nos tratava, meus dois irmãos e eu, com homeopatia. Adorávamos as bolinhas açucaradas que curavam nossas gripes e doenças infantis.


Depois que cresci, me interessei em continuar a me tratar com produtos e terapias naturais, que sempre chamavam minha atenção e me intrigavam pela simplicidade e, ao mesmo tempo, pela obtenção de resultados altamente positivos, em mim e nas pessoas do meu convívio.


A homeopatia foi a primeira, depois vieram o Reiki, os florais, o magnetismo e a cromoterapia.


Nasceu em mim a vontade de entender o que acontecia. De onde vinha o bem-estar profundo que eu e outras pessoas sentíamos?


Entendi que essas terapias tratam o ser que adoece e não suas doenças.


Comecei a estudar, fiz cursos e aperfeiçoamentos em cada uma delas. Porém, a necessidade de me aprofundar me levou a estudar química, física, física quântica e buscar na literatura em outros idiomas os alicerces do trabalho que realizo hoje com as terapias naturais.


Na época em que aconteceu esse processo de aprendizado e o início de minha atuação como terapeuta, me via às voltas com planilhas, dashboards, análises de desempenho, treinamentos de vendas, produtos e informática. Uma atividade profissional que foi cedendo lugar aos atendimentos terapêuticos.


Me senti como alguém que desliga o "piloto automático" e resolve seguir as próprias premissas para se conduzir na vida. A decisão de sair do mundo corporativo para ser terapeuta transformou minha vida.


Tinha diante de mim uma tela e poderia pintar o que quisesse, das cores que quisesse e escolhi flores.


O trabalho com essas energias funcionou como uma bússola que me levou a trilhar o novo caminho e apresentou a possibilidade de levar alívio às pessoas, tanto para as questões relacionadas às pressões e desafios que a vida de hoje oferece, como para situações difíceis vividas em diferentes fases da vida, que deixaram marcas profundas.


O bem querer pelo próximo me tornou terapeuta.


Evidentemente, tive ao meu lado pessoas que me ajudaram muito, algumas foram exemplos, outras me apoiaram e, felizmente, todas me amam incondicionalmente. Sei que estarão sempre ao meu lado. À Vó Maria, ao Antonio e à Tere, à Gê, à Maria, à Leonor; aos primos, irmãos do coração; ao Higor, aos amigos sempre presentes e, também, aos clientes que depositaram sua fé em mim, ao longo dessa jornada, o meu agradecimento infinito.

O que posso dizer para você, que leu este texto até aqui, é que terapeutas e recursos terapêuticos são coadjuvantes num processo de autoconhecimento e cura no qual cada pessoa é protagonista.


Não existe fórmula mágica, nem soluções imediatas para as doenças da alma e do corpo.


Cada ser usa as "ferramentas" terapêuticas que lhes são apresentadas de acordo com o seu entendimento e intensidade da sua vontade. Como disse Sêneca: "Faz parte da cura o desejo de ser curado".


Prometo a você e a mim mesma que continuarei sempre me dedicando ao estudo das terapias naturais para que meu trabalho melhore a cada dia. E eu possa compartilhar esses conhecimentos com você.


Todo terapeuta é assim, quer compartilhar cada coisa que aprende e pratica com todas as pessoas.


Convido você a trilhar o caminho do autoconhecimento comigo hoje.

E, para encerrar, apresento aos leitores deste blog um convite. Leiam os posts e deixem suas opiniões. Tenho certeza de que todas contribuirão muito para que este trabalho melhore a cada dia.

Um abraço afetuoso,

Denise Custodio, terapeuta.


bottom of page