top of page
  • Foto do escritorDenise Custodio terapeuta

Meditação: a jornada com destino à inteligência emocional



Alecrim | Feito a mão | Terapias naturais |Meditação | Florais | Reiki
A meditação atua nas atividades cerebrais, ajudando a reduzir o stress e melhorar a concentração entre outros benefícios.

Ouvimos falar, por muito tempo, que o nosso cérebro tem potencial imenso e que só usamos 10% dele. Felizmente, nos últimos anos, a neurociência apresentou pesquisas comprovando que podemos acessar muito mais desse potencial do que imaginamos. É possível desenvolvermos as dimensões do nosso cérebro e melhorarmos, por exemplo, a concentração e, consequentemente, a memória e aumentarmos a produtividade (em casa ou no trabalho) reduzida pelos estímulos competitivos: smartphone e todos os seus incríveis aplicativos; o mundo barulhento à nossa volta e o nosso barulho interior. A mente que não descansa e leva à exaustão, chegando a adoecer o corpo físico. São tantos os ganhos que levaríamos muito tempo para enumerá-los, então, o faremos aos poucos em uma série de posts sobre o assunto.

Acredito que a maior descoberta da neurociência foi trazer à luz a melhor possibilidade que qualquer pessoa pode almejar, desenvolver a inteligência emocional, porque com ela transitamos em todos os campos da vida com equilíbrio e harmonia, reduzimos os impactos do stress, nos sentimos realizados e melhoramos a qualidade de nossos relacionamentos. Isso tudo é possível com a prática diária da meditação, que é comprovadamente um recurso eficaz e que podemos usar para nos conhecermos melhor, curarmos mente e corpo e ganharmos a verdadeira qualidade de vida. Tudo isso resultado do autoconhecimento: "A lagarta aceita seu casulo porque quer ser borboleta." (In Ânimo, Lourival Lopes, Ed. Otimismo)

A prática da meditação tem sido usada como tratamento para ansiedade, síndrome do pânico, depressão, dor crônica, insônia e outros males que afligem muitas pessoas atualmente, e também funciona como um recurso preventivo para aqueles que querem evitar as doenças da mente e do corpo.

Um recurso que está ao alcance de todos e que pode ser realizado em qualquer lugar.

A prática da meditação se assemelha à prática de exercícios físicos, é necessário treino, persistência, paciência, mas os resultados são recompensadores. Começa de maneira bem simples, prestamos atenção na respiração e em cada parte do corpo. Depois, vamos encontrando em nossa mente o espaço para a calma, a quietude, o bem-estar físico; enfim, uma maneira equilibrada de agir e reagir aos acontecimentos.

E, para encerrar, apresento aos leitores deste blog um convite. Entrem nos links abaixo e assistam algumas reportagens sobre os efeitos da prática diária da meditação na vida de algumas pessoas e decidam se querem encontrar dentro de si mesmos as soluções que, muitas vezes, procuram do lado de fora.

Um abraço afetuoso,

Denise Custodio.

Programa Bem Estar

Médicos dão dicas e falam sobre os benefícios da meditação

Band News

Fantástico

Meditação ajuda a manter o cérebro mais jovem diz pesquisa

bottom of page